quinta-feira, 4 de abril de 2013

Consumir massa à noite é benéfico para a saúde

Incluir o macarrão na refeição noturna em quantidades adequadas contribui para uma noite de sono tranquila 



Muitas pessoas têm resistência ao consumo de carboidratos, principalmente à noite, por acreditarem que o hábito não é saudável ou que contribui para o aumento de peso. Esse mito foi mais uma vez quebrado, desta vez por uma pesquisa recente feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, que comprovou que consumir carboidratos após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde. 

Para Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Basilar, marca de massas líder em vendas no interior de São Paulo, o estudo desmistifica o mito e reforça que o carboidrato não é o vilão da alimentação. “O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos”, afirma Tereza. Seu consumo à noite, favorece o aumento do hormônio leptina, substância que pode diminuir o apetite durante o dia, auxiliando na manutenção do peso e contribuindo também para uma noite de sono tranquila. 

A nutricionista ressalta ainda que o carboidrato, fonte de energia para o corpo, é tão essencial para uma boa alimentação como vitaminas, proteínas, minerais e fibras. 

Por ser rico em carboidrato, o macarrão faz parte do grupo dos alimentos energéticos e compõe a base da pirâmide alimentar. Isso acontece porque a massa possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, prolongando a saciedade e a digestão mais lenta, dando ao organismo o tempo necessário para absorver todos os nutrientes e vitaminas que o alimento oferece. 

Desta forma, a nutricionista da Basilar ensina como deixar a refeição noturna ainda mais leve. “O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). Lembrando também da quantidade a ser consumida: 1 prato raso, com 1 ou no máximo 2 pegadores de massa”, finaliza Tereza. 


Entenda a pesquisa da Universidade Hebraica de Jerusalém 

O estudo contou com a participação de 78 policiais que deveriam seguir uma dieta de 1500 calorias diárias, dividida em 20% de proteína, 30 a 35% de gorduras e de 45 a 50% de carboidratos. 

Metade dos voluntários consumiu a cota de carboidratos ao longo do dia e a outra metade, somente à noite. 
Depois de seis meses todos os participantes perderam 10 quilos. 

A diferença percebida foi o aumento do hormônio leptina, substância que diminui o apetite durante o dia, dos voluntários que consumiram macarrão somente à noite. 

No dia a dia este diferencial é um grande aliado na perda de peso.

*Veja as dicas de receitas de massas do Gastrovia clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...