quarta-feira, 16 de novembro de 2011

VIGILÂNCIA ALERTA SOBRE AZEITONAS RECHEADAS ‘BIO GAUDINO’


Azeitona recheada é produzida por empresa italiana

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, vinculado a Secretaria de Saúde, alerta que as azeitonas orgânicas recheadas com amêndoas da marca Bio Gaudiano produzidas por empresa italiana não devem ser consumidas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do produto do mercado após o recebimento de um alerta emitido pelo Departamento de Alimentos da  OMS (Organização Mundial de Saúde) devido aos dois casos de botulismo registrados na Finlândia após o consumo do produto.

No Estado de São Paulo a azeitona recheada é distribuída pelas seguintes empresas: DueMondy Alquimia Natural Com. de Prod. Naturais, Vivenda a Vida, Mater Orgânica, Coisas da Terra Comércio de Produtos Naturais, S2R Alimenticia Ltda e Empório Alecrim Comércio de Produtos Alimentícios, que já providenciou a retirada do produto de comercialização. Até julho deste ano, o Brasil importou somente 150 potes do produto, com validade até junho de 2012.
O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar causada pela toxina Clostridium botulinum presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. É uma doença rara que provoca neuroparalisia grave e pode levar à morte. Os sintomas são dor de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade de respirar e prisão de ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...